Threads: quer entrar para a nova rede social? Veja nosso passo a passo para saber como cadastrar uma conta

O Threads está oficialmente no ar! Lançado nesta quinta-feira (6) como concorrente direto do Twitter, o mais novo aplicativo do Instagram já conta com mais de 25 milhões de usuários inscritos até o momento em que este texto é escrito.

Se você ainda não é um deles, mas quer saber como se inscrever, preparamos um passo a passo para ajudar você nessa jornada — embora, ressaltamos, o processo seja bastante simples e intuitivo de ser feito. Vamos lá?

1. Primeiro de tudo, você precisa baixar o Threads a partir de uma das lojas de aplicativos para Android (Google Store) ou iOS (App Store).

Passo 1 do tutorial sobre como cadastrar uma conta no Threads, do Instagram

Imagem: TecMasters/reprodução

2. Uma vez instalado no seu dispositivo, abra o app e selecione sua conta do Instagram para vincular com o seu perfil no Threads. Sim, a integração é obrigatória, não sendo possível realizar o cadastro de outra forma. Se você tiver mais de um perfil, você pode alternar de conta e escolher outro usuário no botão “Trocar de conta” no rodapé da tela — você também pode repetir o mesmo processo para cadastrar ambos os perfis.

Passo 2 do tutorial sobre como cadastrar uma conta no Threads, do Instagram

Imagem: TecMasters/reprodução

3. Uma vez selecionada sua conta no Instagram, o Threads abrirá a tela de configuração do novo perfil, solicitando que você preencha informações como um texto para biografia e uma URL de algum site ou outro link específico, caso você queira identificar no seu perfil uma página sua, além de foto. Todas essas informações você poderá adicionar uma a uma, na mão, ou você também tem a opção de importar os dados automaticamente do seu perfil no Instagram, a fim de agilizar o processo.

Se esse for o seu caso, clique no botão “Importar do Instagram”. Uma vez finalizado, basta clicar em concluir para seguir o processo.

Passo 3 do tutorial sobre como cadastrar uma conta no Threads, do Instagram

Imagem: TecMasters/reprodução

4. Depois você precisará escolher se (1) quer o seu perfil público ou privado e;

Passo 4 do tutorial sobre como cadastrar uma conta no Threads, do Instagram

Imagem: TecMasters/reprodução

(2) Se deseja seguir as mesmas pessoas que você possui atualmente na sua lista do Instagram – em caso positivo, basta clicar no botão “seguir todos” para enviar a solicitação automaticamente. Uma vez decidido essa questão dos seguidores, basta clicar em “Avançar”.

Passo 5 do tutorial sobre como cadastrar uma conta no Threads, do Instagram

Imagem: TecMasters/reprodução

5. Por fim, o serviço irá fornecer informações básicas sobre o funcionamento da plataforma e sobre diretrizes de uso e de privacidade. Você poderá ler os tópicos e, uma vez entendido e de acordo com os termos, precisará apenas clicar no botão “Entrar no Threads” para estar online na nova rede e ter acesso ao feediverso, com todas as mensagens de usuários do app.

Passo 6 do tutorial sobre como cadastrar uma conta no Threads, do Instagram

Imagem: TecMasters/reprodução

A aplicação também pode perguntar se você deseja habilitar as notificações, caso elas estejam desabilitadas por padrão.

Outras configurações: como sair do Threads?

“E se eu mudar de ideia e não quiser mais ter uma conta na rede social?”, você nos pergunta. Bem, a opção disponível no momento é “desativar o perfil”. Para isso, você pode seguir os seguintes passos:

  • Logado na conta, você deve entrar na página inicial do seu perfil (aquela que mostra a sua foto) e ir no menu de configurações (no iOS, ele está localizado no canto superior direito da tela).
  • Uma vez no menu, selecione a opção “Conta” e, depois, vá até a opção “Desativar conta”.
  • Basta, agora, clicar em “Desativar perfil do Threads”. Uma caixa de confirmação aparecerá novamente e você deve clicar em “Desativar” para desativá-la.

Vale dizer a você de que esta ação não afeta o perfil no Instagram, mas o mesmo não se aplica ao contrário (ou seja, se você desativar a sua conta no Instagram, o perfil do Threads também será desativado).