Ícones no Signal: entenda o que cada um deles significa

A mensagem foi enviada ou foi lida? No Signal, assim como outros aplicativos de mensagens instantâneas concorrentes, a linguagem de ícones para qualquer função ou recurso, por exemplo, para indicar o status de uma mensagem no chat, também tem suas particularidades.

Neste tutorial, o TecMasters reuniu os principais ícones do mensageiro focado em privacidade e traduziu cada um deles, incluindo também os de recursos, como a visualização única de mídia.

Ícones do Signal: o que cada um deles significa

message_status_sending.png  Enviando

Indica que a mensagem está em processo de envio. Caso o ícone persista por um longo período, verifique se o dispositivo está conectado à rede de internet.

message_status_sent.png  Enviado

Indica que a mensagem foi enviada para o serviço Signal. Caso veja esse ícone, não há problema com a conectividade do telefone, basta aguardar.

message_status_delivered.png Entregue

Indica que a mensagem foi entregue ao dispositivo do destinatário.

message_status_read.png Lida

Esse ícone só aparecerá se destinatário quanto remetente da mensagem tiverem com recibos de leitura ativados. O ícone indica que o contato leu a mensagem.

disappearing_countdown.gif Mensagem temporária

Indica que o recurso ‘mensagem temporária’ está ativo. A partir deste momento, todas as mensagens recebidas neste intervalo vão desaparecer de acordo com o timer configurado para elas expirarem. Mudanças no timer serão sincronizadas com os dispositivos vinculados.

secret_sender_20.png Remetente selado

Basicamente, este recurso opcional permite receber mensagens de não contatos e de pessoas com as quais não compartilharam o perfil ou token de entrega. No vídeo abaixo, é possível entender como o recurso funciona:

 

Ao ativar o “remetente selado”, aumenta o risco de abuso aumenta, mas permite que todas as mensagens recebidas sejam enviadas com o recurso, sem exigir que qualquer tráfego normal de mensagens descubra primeiro uma chave de perfil.

Sem o recurso, “o serviço pode validar a identidade do remetente para ajudar a evitar falsificações e fornecer ao destinatário alguma garantia sobre quem enviou a mensagem, além de poder usar a identidade do remetente para aplicar limitação de taxa e proteção contra abuso”.

Ícones no Signal: entenda o que cada um deles significa

Imagem: Signal

Este ícone pode ser visualizado tocando em “mais infos” em qualquer mensagem de um chat e ativado nas configurações avançadas do aplicativo.

view-infinite-24.png Visualização de mídia infinitas vezes e view-once-24.png Visualização única de mídia

Antes de enviar fotos e vídeos, o símbolo de ‘infinito’ ou ‘1’ será visualizado no canto da tela. Ao tocar no ícone, será possível alternar entre a visualização mais de uma vez ou visualização única, caso queira que a mídia seja automaticamente excluída de um tópico de conversa após terem sido vistos.

viewed-once-24.png Visualização única de mídia (sem permissão para visualização posterior)

Ao receber uma foto ou vídeo configurado para ser visto uma única vez, o conato verá o ícone de ‘1x’, como mostra a imagem abaixo.

Ícones no Signal: entenda o que cada um deles significa

Imagem: Signal

Quando o contato visualizar a mídia, o status da mensagem mudará para “visualizado”, como mostra a imagem abaixo.

Ícones no Signal: entenda o que cada um deles significa

Imagem: Signal

link-broken-16.png Configurar um iPad como aparelho independente ou não linkado

No canto superior, um ícone de corrente cortada estará visível se um iPad estiver vinculado a um telefone iOS. Para desfazer a vinculação, basta tocar no ícone. O Signal permite interligar até 5 aparelhos.

Ícones no Signal: entenda o que cada um deles significa

Imagem: Signal

contact-circle-outline-32.png Contato está salvo na lista de contatos do telefone

No topo da janela do chat, ao lado do nome do destinatário das mensagens, um ícone circular identifica que aquele é um contato salvo na agenda do dispositivo. O mesmo ícone também é usado para compartilhar detalhes de um contato da agenda, acessado pelo “+” ao lado do campo de mensagem do aplicativo.

note-24.png Anotações

O ícone que se assemelha a uma folha de papel aparece entre a lista de chats abertos pelo usuário. A entrada de contato é uma maneira de enviar mensagens para si mesmo, fazer anotações para revisar mais tarde ou para compartilhar mensagens e arquivos com dispositivos vinculados.

Ícones no Signal: entenda o que cada um deles significa

Imagem: Signal

Caso não tenha encontrado um dos ícones acima, atualize o aplicativo para a versão mais recente, visitando o site oficial do Signal ou acessando a loja oficial do dispositivo.