Street Fighter 6: confira cinco dicas valiosas para mandar bem no game

Lançado há pouco mais de um mês, Street Fighter 6 já se tornou um dos grandes sucessos dos videogames. Não à toa, o game desenvolvido pela Capcom atingiu nota máxima na revista Famitsu, contabilizou 66 mil jogadores simultâneos na Steam e já ganhou torneios competitivos — como o KaBuM! Starter.

E motivos não faltam para tamanho reconhecimento: novo modo “RPG” (chamado de World Tour) de mundo semi aberto, novos lutadores, novas mecânicas de jogo e diversas outras novidades. Em resumo, um prato cheio de diversão para veteranos e para gamers casuais.

Mas como de costume, iniciar um novo jogo de luta do zero é sempre uma jornada diferente. E isso também se aplica a Street Fighter 6, uma vez que os players precisam (re)aprender os combos, especiais, sistemas de combate e outros macetes para ganhar de seus adversários.

Isso significa que a trajetória de aprendizado será longa. Mas como sempre, o TecMasters vai te dar uma ajudinha com cinco ótimas dicas debulhar os adversários nesta nova entrada da franquia.

Portanto, pegue o papel e a caneta (ou o bloco de notas) e confira os toques.

Confira 5 dicas para mandar bem em Street Fighter 6

  • Jogue com (e contra) todos
Seleção de personagens em Street Fighter 6

Imagem: reprodução/Chaos Productions Inc

A primeira dica pode ser considerada para praticamente qualquer jogo. E em Street Fighter 6 não é diferente: jogar com (ou contra) todos os personagens vai te dar mais conhecimento sobre os estilos de luta, os combos e as fraquezas de cada um.

E considerando que os personagens têm diferentes estilos de gameplay, vale testar todos — sim, o modo de treinamento é um aliado — para ao menos conhecer um pouco deles e definir qual lutador(a) melhor se encaixa com a sua jogatina.

Por mais básica que seja a dica, acredite: isso fará diferença lá na frente.

  • Escolha um personagem principal
Ryu em Street Fighter 6

Imagem: reprodução

Depois de ter testado todos os personagens, a melhor pedida é escolher qual será o seu principal lutador. Afinal, por mais habilidoso que seja o player, é quase impossível — até mesmo para profissionais — jogar no mesmo nível com todos.

Portanto, opte por um(a) principal, vá até o modo treino e descubra todas as peculiaridades. Também é válido ingressas em partidas contra outros jogadores para colocar à prova todos os combos decorados todo o progresso de aprendizado.

Isso não significa que você deve se restringir a um único personagem. Mas quanto menor o leque de lutadores, maiores serão as chances de maximizar suas habilidades com eles. Lembre-se: quantidade não ganha de qualidade.

Drive System em Street Fighter 6

Imagem: reprodução

Quem já jogou Street Fighter 6 possivelmente entendeu que o Drive System é a chave do negócio. Aos que não estão familiarizados, trata-se de barra logo abaixo da HP que serve para desbloquear comandos diferentes tanto de ataque quanto de defesa.

O Drive Impact, por exemplo, pode dar início a um grande combo, enquanto o Drive Rush possibilita uma sequência de golpes. Já Drive Parry e Drive Reversal abrem espaço para contra-ataques. E o Overdrive, por sua vez, executa um golpe especial bem potente.

Drive System do Street Fighter 6

Imagem: reprodução

Logo, entender como funciona cada uma das mecânicas é essencial para mais chances de vitórias nos duelos. Ao mesmo tempo, vale lembrar que cada comando gasta uma ou mais barras de Drive. E uma vez esgotadas, o lutador entrará em burnout e ficará mais vulnerável a ataques.

  • Combos valem mais que botões aleatórios
Combo em Street FIGHTER 6

Imagem: reprodução/Capcom

Sim, o Drive System pode ser um diferencial entre a vitória e a derrota. Mas ele não é o único recurso a ser dominado: assim como em todos os outros jogos da franquia, os combos de golpes também são essenciais para uma boa performance em Street Fighter 6.

E quando se fala em combos, não significa apertar o mesmo botão repetidamente ou bater a mão no controle: é preciso alternar entre golpes fracos, médios e fortes em diferentes direções para pregar o adversário.

Lembra-se do modo treino? Pois ele será muito útil para treinar os combos. Ver vídeos de pro players também pode ajudar a memorizar sequências de golpes eficazes.

Canto da tela em Street Fighter 6

Imagem: reprodução/Capcom

Por fim, a última dica é relacionada ao controle de espaço. E os que já estão acostumados com jogos de luta devem saber que é preciso evitar ficar em qualquer um dos cantos, uma vez que são regiões perigosas e propícias para tomar pressão e consecutivos combos.

É certo que o domínio de espaço se pega com o tempo — e com mais jogatinas. Mas lembre-se sempre de tentar se manter no centro do ringue. E caso esteja na ofensiva, tente jogar seu oponente para o canto e esteja preparado com golpes antiaéreos.