Como descobrir uma música cantarolando ou assobiando

Nem todo mundo fala inglês, espanhol, italiano… português. Mas a gente escuta música boa em qualquer idioma; muitas vezes pelo ritmo ou simplesmente pela voz do artista. E quando você adora uma canção, mas não sabe o nome dela, nem do artista e não faz a menor ideia do que diz a letra?

Enquanto vários aplicativos ajudam a identificar rapidamente uma música quando ela está tocando, um recurso muito interessante do Google ajuda a descobrir uma canção com base em uma única informação: uma imitação de como ela soa. Vale cantarolar, assobiar ou até cantar somente a melhoria do jeito mais simples possível, que a ferramenta indica algumas músicas parecidas com o que acabou de analisar no seu áudio.

Hum to Search, buscador de música do Google

Imagem: Google

Nos poucos testes que fizemos, supresa: deu muito certo! Então se você quer descobrir aquela música que está bombando, mas não sabe nada sobre ela, ou ainda quer lembrar aquele som dos anos 80, mas não faz a mínima ideia do que dizia a letra, experimente: cantarole e descubra no “Hum to Search” – cantarole para pesquisar – do Google.

Hum to Search, buscador de música do Google

Imagem: Google

Vale lembrar que o recurso não é novo, foi lançado em outubro de 2020, mas foi a necessidade que levou ao uso recente da ferramenta e, claro, a surpresa com o resultado, que nos trazem a este tutorial.

Como descobrir uma música com o “Hum to Search” no iPhone:

  1. Baixe o app do Google na App Store;
  2. Na barra de pesquisa, toque no ícone do microfone;
  3. Na parte inferior da tela, toque em “search a song” – procurar uma música;
  4. Cantarole, assobie ou cante a melodia de uma música;
  5. O Google irá oferecer músicas em potencial.
mulher ouvindo música no smartphone

Imagem: Shutterstock

No Android, o passo a passo é praticamente o mesmo, a diferença é que além da versão mais recente do Google app, é possível acessar o “Hum to Search” no  widget da Pesquisa Google. Em seguida, comece a cantarolar por 10 a 15 segundos. Atualmente, o recurso está disponível em inglês no iOS e em mais de 20 idiomas no Android.