Sim, estamos velhos: veja 6 coisas que farão 20 anos em 2023

Prepare o Minoxidil, seu calvo: hoje, vamos atacar a sua velhice com uma nostalgia de 20 anos. Em uma era permeada por inteligência artificial, ray tracing e vários outros nomes que complicam esses velhos ossos, o ano de 2023 também é o aniversário de muita coisa na tecnologia que, goste você ou não, nós usávamos até pouco tempo atrás.

E como não somos nada senão um site com ótima prestação de serviço, listamos abaixo alguns (sim, “alguns”: tem um monte de coisa e a gente teve que escolher) itens da tecnologia moderna que você com certeza lembra “como se fosse ontem”, só que “ontem” foi há duas décadas. Por antecipação: desculpe.

Imagem mostra um senhor de mais idade usando um computador com 20 anos de fabricação

Imagem: Jonathan Borba/Unsplash

20 anos de tecnologia: qual desses faz você se sentir mais velho?

EVE Online

Vamos começar de forma leve: EVE Online é, em essência, o que chamamos de “MMO persistente”. Em termos mais simples, é um jogo online onde uma quantidade massiva de usuários vêm travando guerras espaciais, executando profissões e conduzindo vidas virtuais há duas décadas. Originalmente, ele foi lançado em maio de 2023 como apenas mais um jogo de combate espaço adentro, mas hoje, o título conta com quase oito mil sistemas estelares com planetas, economias, raças e profissões distintas – tudo ocupado por vários jogadores, de várias gerações.

Tem até uma faculdade de EVE, convenientemente chamada de EVE University, que opera dentro do jogo, para ensinar recursos do jogo, com CEO próprio e organização hierárquica corporativa de causar inveja a qualquer empresa do “mundo real”.

MySpace

Ah, sim…em uma era pré-Facebook, o MySpace já foi a maior rede social do mundo. Embora ele ainda exista até hoje, o site que catapultou carreiras de artistas como Lily Allen, a banda Arctic Monkeys, Adele e, em certo grau, Justin Bieber é um arremedo do que já foi. Atualmente uma plataforma em hiato, o MySpace ainda aceita registros mesmo depois de 20 anos, mas os atuais proprietários – a Viant Technology – não o promovem com muito afinco. Mas sabia que, por um tempo, até o cantor Justin Timberlake foi um de seus donos?

Imagem mostra a tela inicial do MySpace, que há 20 anos era a maior rede social do mundo

Imagem: MySpace Inc/Reprodução

iTunes (Store)

Muitos se lembram do iTunes. Possivelmente o app de reprodução de música que precedeu o streaming como o conhecemos hoje, o software de mídia da Apple foi lançado em…2001. Pois é, o que estamos nos referindo aqui não é bem o programa, mas sim à loja que o acompanhava e nos permitia adquirir músicas em formato digital – na época, uma das primeiras formas de “download pago” que nos deu uma nova via de consumo e nos fez abandonar de vez os CDs e DVDs.

Ame-o, odeie-o, o fato é que o iTunes de 20 anos atrás ditou muito da nossa vida tecnológica atual: oferecendo músicas a 99 centavos de dólar, ele viria a ser um dos principais formatos de compra e venda fonográfica e, com o advento do iPod, iPod Touch e iPhone, que viriam anos mais tarde, a sincronização de dados para reproduzir suas músicas adquiridas dentro do seu dispositivo portátil conferiam ao app uma longevidade ímpar. Hoje, porém, ele já é uma figura descontinuada.

De nada, Spotify

Imagem mostra a página inicial da iTunes Store, da Apple

Imagem: Apple/Reprodução

Blu-ray

Aqui temos um exemplo interessante pois, embora uma mídia física já antiga, o Blu-ray ainda é um formato em relativo uso: o PlayStation 3, PlayStation 4 e PlayStation 5 são compatíveis com o formato mais avançado de disco de mídia, e reprodutores exclusivos dele ainda podem ser encontrados se você procurar bem.

O Blu-ray nasceu em 2003 de um consórcio de empresas liderado pela Sony. Nos seus primeiros anos, ele até teve um competidor – o HD-DVD, amplamente promovido pela Microsoft – mas no final, ele se mostrou superior e adotado pelo público consumidor. O que saiu disso, você já sabe: inúmeras séries, filmes e jogos, coletâneas musicais e boxes especiais de artigos da mídia ganharam versões em Blu-ray. Foi apenas três anos depois de sua concepção, porém, que o formato ganharia popularidade com o PlayStation 3.

Hoje, com o advento da distribuição digital, o uso da mídia física vem se tornando cada vez mais incomum. E se pudermos arriscar, pode bem ser que ele encontre o seu fim tal qual o CD e o DVD – o PlayStation 5, aliás, deve abandonar o suporte à mídia física em sua próxima iteração, dizem rumores. Ainda assim, as edições especiais que continham um disco do tipo serão sempre uma boa lembrança.

Imagem mostra capa, disco e pôster da edição Blu-ray de "Avatar"

Imagem: Amazon/Reprodução

Android

Sabia que nem sempre o Android foi do Google? Bom, tecnicamente, ele “não é” – o Android, sistema operacional criado em 2003 por Andy Rubin, simplesmente foi abraçado pela empresa de Mountain View como uma tecnologia que, em termos simples, levasse a facilidade de um computador a um dispositivo móvel. Mas ele tem uma empresa própria – a Android Inc. – que foi fundada por Rubin há 20 anos e hoje é um dos nomes sob o guarda-chuva do conglomerado Alphabet, cujo CEO é…o mesmo do Google – Sundar Pichai..

Entretanto, nem todo mundo o acessou, já que ele se popularizou apenas em 2008, com o lançamento do HTC Dream, o primeiro smartphone embarcado com o sistema operacional. Apesar de ter nascido antes que o seu principal concorrente, o Android amargou dois anos de derrota para o iOS da Apple, tomando a predominância do mercado apenas em 2010.

E quem poderia esquecer de quando o Android usava nomes de doces para anunciar novas versões? Eu ainda sinto desejos sempre que ouço “Ice Cream Sandwich“…

Imagem mostra o robô que serve de logotipo ao Android

Imagem: Google/Reprodução

Call of Duty

Acredite se quiser, a maior franquia de jogos de tiro em primeira pessoa (FPS) do mercado vai completar 20 anos em outubro de 2023. Lançada no mesmo período há 20 anos, a marca publicada pela Activision inicialmente se concentrava em enredos baseados na Segunda Guerra Mundial e outros, na Guerra Fria, mas foi com o primeiro Modern Warfare, de 2007, que a série atingiu o estrelato que carrega até hoje, ao abordar eventos bélicos mais recentes.

Atualmente, a franquia se desmembrou em inúmeros produtos: o formato linear ainda existe – o mais recente lançamento, Modern Warfare 2, foi amplamente elogiado pela crítica especializada. Mas o nome “Call of Duty” é, hoje, ligado a várias empreitadas de sucesso, não apenas nos consoles e PC, mas também nos smartphones (Call of Duty Mobile) e no multijogador (Warzone 2.0).