O que vem na atualização de março de 2022 (KB5011493) do Windows 11?

A atualização KB5011493 para Windows 11 faz parte do ciclo Patch Tuesday e traz vários novos recursos. Na atualização de março de 2022 para Windows 11 termos correções e melhorias como, por exemplo, o aprimoramento da barra de tarefas. Lembrando que as novidades já podem ter sido disponibilizadas para você caso tenha instalado as atualizações opcionais.

As alterações implementadas na barra de tarefas com a última atualização do Windows 11 trouxeram uma ferramenta que permite compartilhar mais facilmente o conteúdo de outros aplicativos no Microsoft Teams. Além disso, foi adicionado um relógio na barra de tarefas para monitores duplos.

No novo patch para Windows 11 disponibilizado pela Microsoft foi corrigido problemas de desempenho que ainda ocorriam no sistema operacional. Um deles causava inconsistências na velocidade de leitura e gravação de determinadas unidades de armazenamento (SSD e HDD).

Ao verificar no Windows Update as atualizações, você deverá ver a seguinte frase:

“2022-03 Atualização Cumulativa para Windows 11 para sistemas operacionais baseados em x64 (KB5011493)”

Como baixar a atualização agora

Para obter as melhorias de desempenho proporcionadas pela nova atualização do Windows 11, siga os passos:

Passo 01: Clique na bandeira do Windows embaixo no canto esquerdo para abrir o menu iniciar.

Passo 02: Selecione o símbolo de engrenagem no canto esquerdo embaixo da coluna.

Passo 03: Role a tela para baixo e selecione “atualização e segurança”.

Passo 04: Selecione “verificar se há atualizações”.

Passo 05: Selecione em “Baixar e instalar” nas atualizações.

Baixe e instale manualmente a atualização KB5011493

É possível baixar a atualização KB5011493 para Windows 11 (64 bits) manualmente aqui. Após acessar a página do catálogo do Microsoft Update, siga o passo a passo abaixo.

Passo 01: Ao acessar o catálogo do Microsoft Update, haverá várias atualizações disponíveis. Você deverá localizar o patch compatível com a atualização KB5008215 para a versão do Windows 11.

Passo 02: Selecione o botão “transferir” ao lado da versão que deseja baixar do Windows 10.

Passo 03: Clique com o botão direito no link e selecione “salvar como” para começar o download.

Resumo das atualizações da atualização Windows 11 KB5011493 (Build 22000.556)

Com a atualização KB5011493 para Windows 11 ficou mais fácil compartilhar o conteúdo das janelas de aplicativos abertas pela barra de tarefas. Entretanto, isso funciona apenas com o Microsoft Teams. Porém, a Microsoft chegou a confirmar que esse recurso poderia ser utilizado em qualquer aplicativo, ou seja, em breve haverá a integração para outros apps como, por exemplo, o Zoom.

Como você pode ver na captura de tela abaixo, o novo recurso na barra de tarefas do Windows 11 exclui a necessidade de alternar entre o Teams e outros aplicativos para compartilhar conteúdo. Basta passar o mouse sobre a visualização do aplicativo e clicar no botão de compartilhamento para trazer um conteúdo para determinada reunião do Microsoft Teams.

Note que o novo botão “compartilhar esta janela” irá aparecer logo abaixo da visualização de um aplicativo na barra de tarefas. Para sair do modo de compartilhamento, basta clicar em “Parar de compartilhar”.

Outra novidade que chega com a nova atualização é a opção de silenciar e ativar rapidamente as chamadas no Microsoft Teams através da barra de tarefas. Os novos recursos adicionados ao Teams deverão melhorar o foco e a experiência dos usuários da plataforma.

É importante notar que a função de compartilhamento de janela do Teams está sendo testada somente em contas corporativas ou de estudantes. A novidade será lançada para o público geral nas próximas atualizações.

Mais melhorias da atualização de março de 2022

Foram corrigidos diversos problemas no Windows 11 com a nova atualização de março de 2022. Um deles estava relacionado a um recurso de lista de fuso horário nas Configurações que aparecia em branco. Além disso, havia também um bug no Windows Search, que parava de responder quando o usuário tentava consultar utilizando o operador de proximidade.

Foi corrigido um erro onde o Gerenciador de Tarefas não conseguia determinar valores de impacto na Inicialização. A Microsoft solucionou também um problema que afetava a caixa de diálogo no modo Internet Explorer do Microsoft Edge. Outro problema relacionado ao navegador que foi corrigido é o travamento ao apertar a tecla F1.

Segundo o changelog da atualização, há correções relacionadas ao drivers. A desenvolvedora do Windows corrigiu um problema que impedia o usuário de descarregar ou recarregar quando o sistema utilizava a proteção HVCI.

Outras melhorias:

  • A Microsoft está mudando a maneira como a seção recomendada do menu Iniciar funciona em relação aos aplicativos do Office. A partir do Build 22000.556, o menu Iniciar tentará abrir arquivos do Office no navegador se o arquivo estiver sincronizado com o OneDrive.
  • A Microsoft está adicionando informações meteorológicas ao lado esquerdo da barra de tarefas. Isso abrirá o quadro de widgets se a barra de tarefas estiver alinhada no centro.
  • A Microsoft atualizou a barra de tarefas para corrigir um problema em que dicas de ferramentas incorretas aparecem em uma área vazia.
  • A Microsoft corrigiu um problema que desconecta Arquivos Offline na unidade de rede.
  • A Microsoft aprimorou o suporte para namespaces de memória não volátil (NVMe).