Microsoft começa testar barra de pesquisa do Windows 10 no Windows 11

A barra de pesquisa do Windows 10 traz agilidade em diversos momentos quando se quer localizar algo mais facilmente. A Microsoft está adicionando agora o Windows Search (barra de pesquisa) ao Windows 11, facilitando encontrar aqueles arquivos escondidos em alguma pasta perdida.

A caixa de pesquisa está integrada à barra de tarefas do Windows 11, então é fácil iniciar uma busca. Basta digitar uma palavra-chave que será localizado o arquivo ou realizada uma pesquisa sobre o assunto na internet.

No caso do Windows 10, a barra de pesquisa fica embaixo no canto esquerdo, próximo ao botão do menu iniciar. Já no Windows 11, há um novo ícone de pesquisa, onde ao clicar nele, será exibido por padrão (antes de se digitar algo) os principais aplicativos utilizados pelo usuário, além dos destaques (notícias do mundo) pesquisados pelo Bing da Microsoft.

Microsoft está desenvolvendo uma barra de pesquisa para o Windows 11

Como você pode ver na imagem abaixo, a Microsoft está testando a implementação de uma barra de tarefas semelhante à do Windows 10 no Windows 11. Porém, neste caso, ela segue o design moderno do Windows 11 com a WinUI 3.0.

Barra de pesquisa (Windows Search) do Windows 11. Fonte: windowslatest
Barra de pesquisa (Windows Search) do Windows 11. Fonte: windowslatest

Infelizmente não há como alterar as configurações da barra de pesquisa ao clicar com o botão direito do mouse. Caso queira alterar algo, terá de abrir o aplicativo Configurações.

Lançamento e disponibilidade

Por enquanto, a barra de pesquisa (Windows Search) do Windows 11 ainda está em fase de testes e não se sabe quando ela será lançada para os inscritos no programa Windows Insider (“testadores do sistema operacional”).