Incrível! Xbox Series X|S com Windows 98 consegue rodar jogos de PC

Mesmo que os consoles da nova geração (Xbox Series X e PS5) trazem gráficos realistas, alguns decidiram utilizar os videogames de uma forma alternativa. Recentemente entusiastas de jogos retrô e fãs do Xbox conseguiram fazer o Windows 98 rodar no Xbox Series X através de emulação.

O site Digital Foundry publicou um vídeo mostrando que é possível rodar o Windows 98 rodar em um Xbox Series X. Com isso, foi possível jogar títulos como Quake e Age of Empires em suas primeiras versões, além de Command and Conquer, Doom, Half-Life e Turok.

Como foi possível executar o Windows 98 no Xbox Series X?

Através do emulador RetroArch com DOSBox Pure e uma ISO do Windows 98, a equipe do Digital Foundry fez o clássico sistema operacional da Microsoft rodar no Xbox Series X. Feito isso, cada jogo pode ser instalado como se um disco estivesse sendo inserido no console. Com isso, os títulos instalados ficaram na área de trabalho ou na barra de tarefas, ou seja, com o “mesmo” funcionamento de um PC.

Para controlar o Windows 98 em um Xbox Series X é necessário utilizar um controle e um teclado. Além disso, o emulador DOSBox Pure não vem com tudo pronto para jogar, é necessário instalar certos drivers para cumprir com os requisitos mínimos dos jogos.

Os games utilizando que estão rodando no Windows 98 dentro do console de última geração da Microsoft utilizam somente a CPU. No vídeo do Digital Foundry não foi encontrada a GPU. Confira na íntegra a gravação feita pela equipe do Digital Foundry.

O que achou deste mod no Xbox Series X? Gostou? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!