Como gravar a tela do PC no Windows 10

Você está querendo gravar a sua tela no Windows 10 porém não sabe como fazer? Não tem problema, neste tutorial iremos mostrar para vocês dois diferentes métodos de gravar a tela no seu Windows, ambos são extremamente simples e devem funcionar sem muita dificuldade.

Lembre-se de conferir nossos outros tutoriais, temos várias dicas para ajudá-los em tecnologia geral, tanto no seu PC quanto em seu smartphone.

Como gravar a tela no Windows 10 numa emergência

Só falaremos sobre esse primeiro programa pois ele já vem incluso com todas as versões recentes do Windows. É extremamente limitado e não o recomendamos. Se você quiser utilizá-lo mesmo assim, siga o passo-a-passo.

Para começarmos iremos segurar as teclas Windows + G para abrir a Game Bar, onde é possível começar a gravar.

Ao apertar as teclas Windows + G este L:ayout deve se abrir
Ao apertar as teclas Windows + G este L:ayout deve se abrir

Ao apertar as duas teclas um novo “Layout” irá se abrir e você pode iniciar a gravação de um programa ali mesmo. Para iniciar uma gravação basta apertar no botão redondo branco que fica no canto superior esquerdo da tela. Caso queira selecionar o que é gravado basta clicar no ícona da engrenagem na parte superior da tela e ir no menu Capturando. Os vídeos ficam salvos na pasta Vídeos/Capturas em seu Disco Local C.

Clique na engrenagem para abrir as configurações de captura
Clique na engrenagem para abrir as configurações de captura

Essa ferramenta é da Microsoft e vem integrada diretamente no Windows 10, infelizmente este tipo de gravação não permite gravar o Desktop e nem o Explorador de Arquivos, o que nos leva a segunda parte deste tutorial que utiliza outros programas para gravar qualquer coisa que estiver na tela e que também conta com um pouco mais de flexibilização em relação a qualidade e configuração de parametros de vídeo.

Os melhores programas para gravar a tela do Windows 10

Como mencionado antes, infelizmente o Windows 10 não conta com um recurso nativo para a gravação de qualquer tela, e assim teremos que procurar outros programas para fazer este serviço.

Porém o programa que iremos utilizar é encontrado na Microsoft Store e se chama Screen Recorder Pro. Ele é simples e faz exatamente o que queremos: gravar toda a tela (incluindo desktop e explorador de arquivos).

Baixe o Screen Recorder Pro na Microsoft Store
Baixe o Screen Recorder Pro na Microsoft Store

Depois que você baixá-lo na Microsoft Store e instalar é só iniciar o programa que nós iremos fazer uma simples configuração. Ao iniciar o programa pela primeira vez a caixinha Limit estará marcada, limitando o FPS do vídeo. Basta desmarca-lá e digitar o número 30 no campo ao lado.

Desmarque a caixinha e digite 30 ao lado
Desmarque a caixinha e digite “30” ao lado

Agora basta clicar no botão vermelho que o programa começará a gravar sua tela, os vídeos gravados ficam salvos na pasta Documentos/Captura em seu computador.

Open Broadcast Software (OBS)

Provavelmente o programa mais utilizado para gravar tela e fazer transmissões. É mais complexo que o Screen Recorder Pro, porém possui mais opções de configurações e é, no geral, um programa sólido. Diversos streamers profissionais juram pelo OBS, e apesar de ser um programa voltado a transmissões, funciona perfeitamente para gravações de tela.

Faça o download no site e instale o programa. Para uma simples gravação de tela, clique em Fontes, Adicionar, Captura de Tela e pronto, você já pode gravar.

Recomendamos que você mude o formato das gravações para .mp4, o OBS por padrão grava em Matroska (.mkv).

OBS
OBS

Ficou com alguma dúvida ainda? Não tem problema! Pode nos perguntar aí embaixo que iremos responder o mais rápido possível!