Atualização KB5010414 do Windows 11 causa problemas na barra de tarefas

A atualização opcional KB5010414 de fevereiro de 2022 do Windows 11 acabou causando bugs para alguns usuários. A informação foi relatada pelo site Windowslatest, onde é dito que de acordo com relatos no Hub de Comentários do Windows, foram descritos problemas com o menu Iniciar.

O menu Iniciar do Windows 11 não é muito flexível, mas pelo menos permite que o usuário acesse rapidamente os aplicativos instalados. Com a atualização KB5010414, houve o relato de que o menu era ocultado ao passar o mouse por cima dos ícones de apps fixados na barra de tarefas.

O problema relatado acima não é, segundo os funcionários da Microsoft, um “bug”. Segundo a equipe da desenvolvedora do Windows, trata-se de um recurso de design. É dito que a partir da atualização KB5010414, o painel de widgets do Windows 11 ficará fixado do lado esquerdo da barra de tarefas e poderá ser iniciado ao passar o mouse sobre o ícone. Ao que parece, essa alteração está causando um conflito com o menu Iniciar, que abre e fecha ao mesmo tempo.

Aparentemente, ao passar a seta do mouse por cima do menu Iniciar, ele é fechado automaticamente, mesmo quando o usuário não está querendo interagir com os quatro widgets. Um usuário no hub de comentários diz:

“É porque se o cursor passar sobre o ícone dos widgets, ele fecha o menu Iniciar porque acha que você deseja abrir o menu do widget, ele só deve fechar o menu iniciar quando o menu do widget for aberto.”

A Microsoft responde aos comentários dos usuários dizendo:

“Estamos trabalhando nisso, mas acreditamos que passar o ícone de widgets enquanto você move o mouse pode ser o que está causando isso. Recomendamos evitá-lo cuidadosamente ao mover o mouse para o menu Iniciar como solução alternativa por enquanto.”

Em um outro post, a Microsoft confirma que realizou alterações nas atualizações opcionais para resolver um problema em que o menu Iniciar era aberto e fechado quando a seta era movida.

Atualização KB5010414 do Windows 11 quebra o menu Iniciar

A nova atualização KB5010414 do Windows 11 não apenas realizou algumas alterações no menu Iniciar. Segundo alguns usuários, estão ocorrendo alguns problemas de funcionamento na barra de tarefas, onde os ícones não são carregados ou aparecem em branco.

Há relatos no Reddit e no Hub de Comentários da Microsoft reclamando sobre problemas no menu Iniciar e na barra de tarefas. Confira abaixo.

“Depois de instalar o KB5010414, vários aplicativos começaram a cobrir a barra de tarefas quando maximizados (Chrome, Teams, Edge). Os aplicativos do MS Office não cobriam a barra de tarefas, mas a parte inferior desses aplicativos estava escondida atrás da barra de tarefas.”

Você também está passando por isso? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua experiência!

Fonte: windowslatest