10 curiosidades sobre a série Sandman

 10 curiosidades sobre a série Sandman

Inicialmente desenvolvido para os cinemas, Sandman desde 1991, contou com muitos projetos cancelados. A ideia de levar aos cinemas, acabou sendo abortada de vez em 2019, quando a Netflix entrou na produção, do que se tornou uma série original do streaming. Com 10 episódios planejados para primeira temporada, a obra de Neil Gaiman, Sam Kieth e Mike Dringenberg estreia no serviço de streaming globalmente em agosto de 2022.

Conheça 10 curiosidades sobre a série Sandman:

1. Adaptação dos Quadrinhos

Sandman figura entre as principais histórias em quadrinhos já publicadas. A obra que começou timidamente entre 1974 e 1976, ainda que tenha feito sucesso nesta primeira fase na DC Comics sob os cuidados de Joe Simon e Michael Fleisher nos roteiros e com arte de Jack Kirby e Ernie Chua, o quadrinho foi alcançar um outros status com a chegada de Neil Gaiman, Sam Kieth e Mike Dringenberg. Foi no final dos anos 80 que Sandman realmente se tornou reconhecidamente famosa entre os leitores dos quadrinhos.

A publicação pode ser dividida em quatro fases de publicação: A primeira vez, sendo publicada entre 1976 e 1974, a segunda vez entre 1989 e 1993, ainda sob o selo da DC Comics, entre 1993 e 2020, foi publicada pelo selo Vertigo e desde 2020, com a extinção do selo Vertigo, passou a ser publicada sob o selo DC Black Label.

2. Em desenvolvimento desde 1991

Claramente o sucesso de Sandman nos quadrinhos, foi o suficiente para que uma adaptação começasse a ser desenvolvida. Em 1991, as primeiras notícias sobre um possível filme que adaptaria a ‘nova fase’ lançada a partir de 1989, já ganhava destaque nos principais portais de notícias da época. Mesmo com todos os esforços voltados para o projeto, ele acabou engavetado, com a justificativa de que toda a concepção de Sandman como um quadrinho, oferecia ao leitor uma experiência única e transformadora e isso acabou tornando difícil e desafiador de ser traduzido para as telas de cinemas.

3. Uma nova tentativa de adaptação em 1996

Desde 1991, quando os primeiras notícias sobre uma adaptação de Sandman, nunca se falou numa série de TV e sim em lançamento de filmes e isso permaneceu durante muito tempo. Em 1996, o projeto acabou tomando forma, com Roger Avary na direção e Ted Elliot e Terry Rossio cuidando do roteiro. O roteiro do filme adaptou as duas primeiras histórias de Sandman nos quadrinhos: Preludes & Nocturnes e The Doll’s House.

Neil Gaiman considerou o roteiro digno de sua obra, Roger Avary o diretor do filme e Jon Peters, produtor, não gostaram e acabaram demitidos do projeto. Mais uma vez, Sandman não chegaria aos cinemas.

4. O pior roteiro, segundo Neil Gaiman

A Warner Bros nunca desistiu de adaptar Sandman para os cinemas, até a chegada da Netflix em 2019. Com o engavetamento do roteiro de Ted Elliot e Terry Rossio, um novo roteirista foi contratado para escrever o roteiro do filme em 1998, e ele era William Farmer. Além de tecer fortes críticas a adaptação de sua obra em questão, Gaiman chegou a dizer que era o pior roteiro que ele já havia lido na vida. Isso tudo, devido as mudanças drásticas que o roteiro apontava, transformando Morpheus em vilão e o tornando irmão de Lúcifer Morningstar.

5. 15 anos de silêncio

Desde a experiência negativa com o roteiro escrito por William Farmer em 1998, a adaptação de Sandman para os cinemas, ficou em silêncio por 15 anos. Enquanto o quadrinho se encontrava no seu auge, a adaptação continuava com problema. Foi quando em 2013, novas notícias sobre o projeto foram reveladas, informando que DC Entertainment, trataria o projeto como uma prioridade.

De fato foi o que aconteceu, em 2014, o ator Joseph Gordon-Levitt foi confirmado como produtor, possível diretor e protagonista do longa, que contaria com roteiro de Jack Thorne. A primeira mudança no projeto foi a saída de Jack Thorne e a contratação de Eric Heisserer como roteirista, cuja missão seria reescrever em 2016. Neste mesmo ano, Joseph Gordon-Levitt deixou o projeto por divergências criativas com o Estúdio.

6. Sandman como Série de TV?

Em meados de 2017, quando uma série de nomes da produção, estavam novamente deixando a equipe de desenvolvimento do filme, Eric Heisserer foi certeiro, Sandman não teria condições de ser adaptado para os cinemas. Pelo menos a ideia do roteirista, era que o quadrinho deveria se tornar uma série sob o selo da HBO. Esse foi o start inicial para que o projeto mudasse o formato e finalmente deixasse de ser pensado como filme e transformado numa série de TV.

7. A chegada da Netflix

Por muito tempo se acreditou que Sandman seria uma série lançada sob o selo da HBO. O projeto também chegou a ser cogitado como um dos grandes chamariz do HBO Max, o que também não aconteceu. Em 2019, a Netflix assinou um acordo com a Warner Bros, para que a série migrasse como uma original do serviço de streaming e foi assim que o projeto finalmente ganhou sinal verde.

8. Elenco e Produção

Sandman na Netlfix será estrelado pelo ator Tom Sturridge. A série ainda contará em seu elenco com Gwendoline Christie, Vivienne Acheampong, Boyd Holbrook, Charles Dance, Asim Chaudhry, Sanjeev Bhaskar, Kirby Howell-Baptiste, Mason Alexander Park, Donna Preston, Jenna Coleman, Joely Richardson, David Thewlis, Kyo Ra, Stephen Fry, Razane Jammal, Sandra James-Young, Patton Oswalt e Mark Hamill. Neil Gaiman, David S. Goyer e Allan Heinberg, são os produtores-executivos da série. Sandman é coproduzida pela The Blank Corporation, Phantom Four, DC Entertainment e Warner Bros. Television.

9. Sinopse

Mistura de mito moderno e fantasia sombria, “Sandman” combina ficção contemporânea, drama histórico e lenda. A série gira em torno das pessoas e dos lugares afetados por Morpheus, o rei dos Sonhos, na tentativa de corrigir os erros cósmicos e humanos que cometeu em sua vasta existência.

10. Quando estreia Sandman na Netflix?

Após anos em desenvolvimento e mudanças de estúdios, a série Sandman será lançada pela Netflix em agosto de 2022. A série que é uma de suas principais apostas do ano, não apenas de aceitação do público, mas da crítica e pelo alto investimento recebido em toda sua cadeia de produção. A estreia está confirmada para 5 de Agosto de 2022. A primeira temporada de Sandman conta com 10 episódios.