10 curiosidades sobre a série Borgen: o Reino, o Poder e a Glória

 10 curiosidades sobre a série Borgen: o Reino, o Poder e a Glória

2022 marca o retorno do elenco da série Borgen, para uma quarta temporada, chamada Borgen: o Reino, o Poder e a Glória. Após 9 anos de sua exibição original, o canal DR1 e a Netflix, coproduziram uma nova temporada com 8 episódios, com Birgitte Nyborg, como personagem principal. A produção que se tornou um dos grandes sucessos da Dinamarca e no mundo, através da Netflix, é um drama político, que debate e mostra a realidade da primeiro mulher a liderar o país.

Conheça 10 curiosidades sobre a série Borgen: o Reino, o Poder e a Glória:

1. Ficha Técnica

Borgen: o Reino, o Poder e a Glória foi criada por Adam Price, sendo exibida pelo canal DR1 na Dinamarca. Dirigida por Søren Kragh-Jacobsen e Rumle Hammerich, a série conta com 38 episódios distribuídos, ao longo de 4 temporadas, cujos roteiros são escritos por Adam Price, Jeppe Gjervig Gram e Tobias Lindholm. Em seu elenco, a produção conta com os atores: Sidse Babett Knudsen, Mikael Birkkjær, Freja Riemann, Emil Poulsen, Pilou Asbæk, Morten Kirkskov, Iben Dorner, Hanne Hedelund, Birgitte Hjort Sørensen, Benedikte Hansen, Søren Malling, Lisbeth Wulff, Thomas Levin, Christian Tafdrup, Anders Juul, Lars Knutzon, Dar Salim, Stine Stengade, Jens Jacob Tychsen, Kristian Halken, Julie Agnete Vang Christensen, Jens Albinus, Lars Mikkelsen, Peter Mygind, Flemming Sørensen, Lars Brygmann, Bjarne Henriksen, Petrine Ager, Søren Spanning, Ole Thestrup, Marie Askehave, Jannie Faurschou, Signe Egholm Olsen, Fadime Turan, Claus Bue, Mette Kolding, Laura Allen Müller, Alastair Mackenzie, Claus Riis Østergaard e Mille Dinesen.

2. É um drama político

Ao longo de suas temporadas, Borgen, tinha como ponto principal, a política na Dinamarca, sua continuação não tem intenção de mudar sua premissa básica. Sem apostar em histórias já apresentadas com certa frequência por séries do gênero, a produção busca regionalizar e mostrar a estruturação política de seu próprio país, bem como seus interesses. A série indicada principalmente, para o público que acompanhou House of Cards, Veep e Scandal.

3. A trama da série

A sinopse divulgada pela Netflix, mostra que Borgen: o Reino, o Poder e a Glória, acompanhará a carreira da ministra das relações exteriores Birgitte Nyborg corre perigo quando uma controvérsia relacionada ao petróleo na Groenlândia vira uma crise internacional.

4. Liderança Feminina

Muito mais que uma série de drama político, Borgen: o Reino, o Poder e a Glória, explora outras nuances da política. A série, além de todo o imbróglio procedural necessário, neste tipo produção, aborda o impacto da chegada de Birgitte Nyborg, a primeira mulher a liderar a Dinamarca.

5. Três Temporadas

Durante sua exibição original, que aconteceu entre 2010 e 2013 na Dinamarca, Borgen, contou com três temporadas, sendo cada uma delas com 10 episódios, totalizando 30 episódios. As três temporadas, se encontram disponíveis na Netflix no Brasil.

6. O retorno após 9 anos

Considerada uma continuação direta da série Borgen, a temporada de Borgen: o Reino, o Poder e a Glória, contará com o retorno do elenco principal, após 9 anos, da exibição de seu último episódio. A nova temporada (quarta temporada ou primeira temporada, como têm sido chamada no Brasil), contará com 8 episódios. Vale lembrar que a nova temporada, foi exibida entre fevereiro e abril de 2022 na Dinamarca.

7. Referência

Borgen e sua sucessora Borgen: o Reino, o Poder e a Glória, se tornaram referências entre produções que possuem a política como eixo central de sua trama. Apesar de não ter uma indústria tão consolidada no mundo, no que tange, ao conhecimento do público, sobre produções escandinavas, a produção, sempre figurou nas listas de séries sobre política, que o público não deveria deixar de assistir, dado a consistência e qualidade dos seus roteiros.

8. Coprodução da Netflix

O sucesso de Borgen, desde que foi adicionada ao catálogo da Netflix mundialmente em 2020, fez com que o streaming assinasse a coprodução de Borgen: o Reino, o Poder e a Glória. O acordo prevê a exibição primeiramente no canal DR1 na Dinamarca e posteriormente a disponibilidade da produção no catálogo do streaming em todo o mundo em 02 de junho de 2022.

9. Série Premiada

Borgen, conquistou alguns dos principais prêmios europeus, desde sua exibição original. A produção ganhou as seguintes premiações: Monte Carlo TV Festival, British Academy Television Awards, Prix Italia, Festival International de Programmes Audiovisuels e Peabody Award, além de ter sido indicada para diversas outras premiações de renome internacional.

10. Onde assistir Borgen: o Reino, o Poder e a Glória?

As três primeiras temporadas da série Borgen, estão disponíveis no catálogo da Netflixdesde 2020. Borgen: o Reino, o Poder e a Glória estreia sua primeira temporada, com oito episódios, no catálogo do streaming em 2 de Junho de 2022.