11 inovadoras ideias de nichos de mercados para criar produtos digitais

O conceito de nicho de mercado é atualmente muito difundido no ambiente da internet, especialmente na área que diz respeito ao marketing.

A definição de nicho de mercado consiste na ideia de que ele é uma área determinada do mercado, onde reside uma chance que passou a ser trabalhada e explorada por alguma empresa, originando assim um elo com os seus clientes, tão consolidado que os concorrentes não conseguem rompê-lo.

A importância de definir um nicho de mercado é essencial, pois dessa forma a empresa adquire um foco e assim possui as condições necessárias para elaborar melhor o seu marketing digital.

Na verdade, toda estratégia realizada dentro do marketing (digital ou não, mas principalmente no primeiro caso) depende da empresa saber o que são nichos de mercado e se identificar com um deles.

11 inovadoras ideias de nichos de mercados para criar produtos digitais


11. EDUCAÇÃO INFANTIL 

Um guia sobre educação infantil pode explorar outras categorias sobre o assunto, como: crianças que comem mal; crianças muito tímidas; crianças com mau comportamento e outras variações da categoria. Uma pesquisa com outros pais e profissionais pode lhe ajudar na elaboração de seu material. 

10. EMPREENDEDORISMO 

Assunto que borbulha há algum tempo, o empreendedorismo está presente na vida de muitas pessoas que, a cada dia, se esforçam para se tornar donas dos próprios negócios. Mas se você está nesse ramo e alcançou sucesso como empreendedor, entende que não é tão fácil quanto se imagina. Por isso surge a necessidade de mais pessoas guiando outras. Você pode abordar diversos subnichos do empreendedorismo ou fazer um curso supercompleto englobando o assunto como um todo.

9. ESCRITA/REDAÇÃO 

Como o João Pedro Resende, CEO da Hotmart, costuma dizer: os creators são os próximos influenciadores da era digital. E esse futuro já chegou! Escritores e redatores também se encaixam nessa categoria e, por isso, cada vez mais, precisam investir em conhecimento e novas habilidades para se tornarem sempre melhores em criar. Ensine técnicas de escrita e os vários tipos de abordagem que podem ser trabalhados com as palavras.

8. FINANÇAS 

O assunto contempla as finanças pessoais, corporativas, investimentos e diversos outros subnichos que envolvam administração de renda. E a boa notícia é que muitas pessoas desejam ter mais controle financeiro. Invista no tópico que você mais domina e ensine outras pessoas a gerenciarem seu orçamento!

7. FOTOGRAFIA 

A arte de fotografar é muito valorizada e, assim como outros nichos, pode ser muito explorada. Fotografia artística, de casamento, de partos, acompanhamento infantil… as opções são infinitas! Uma boa estratégia é pesquisar sobre aqueles assuntos que ainda não foram muito explorados. Dessa forma, você consegue segmentar melhor seu público.

6. GRAVIDEZ 

O período da gestação é único e só quem já passou por isso sabe dizer. As futuras mamães estão vivendo muitas novidades e, às vezes, surgem algumas inseguranças. Um curso sobre o universo da gravidez pode ser um apoio e tanto para quem está esperando um bebê! 

5. GESTÃO 

Muitos profissionais almejam alcançar níveis de gestão em suas carreiras, mas nem todo mundo possui as habilidades necessárias. Diferente de um líder, o gestor deve também ser capaz de organizar cenários, estratégias e transformar metas em resultados. Se você já trilhou esse caminho e sabe como guiar outras pessoas para a mesma direção, o nicho de gestão é um ótimo mercado para seu produto digital. 

4. GROWTH HACKING 

Novas empresas, principalmente startups, precisam de um crescimento acelerado para se estabelecerem no mercado. É aqui que as estratégias de Growth passam a ser fundamentais. E cada vez mais profissionais de marketing buscam adquirir novas habilidades para se destacarem. Se você sabe tudo sobre técnicas de Growth, pode começar a pensar agora mesmo em um guia completo sobre o assunto!

3. IMÓVEIS 

Comprar, vender, alugar ou investir em imóveis. Essas são algumas opções que podem ser exploradas por esse nicho de mercado. Se você é um corretor, investidor ou entusiasta do assunto e sabe debater a seu respeito, esse pode ser seu nicho ideal!

2. DRINKS 

Você já trabalhou como bartender, entende tudo sobre bebidas, sabe fazer ótimas combinações e, quando reúne a família e os amigos, sempre é eleito para preparar os drinks? Que tal ensinar para outras pessoas seus talentos? Você pode ensinar técnicas para bartender, maneiras de agilizar o preparo, como combinar sabores e tudo que tenha a ver com o universo de bebidas (alcoólicas ou não). Aproveite seu conhecimento e divirta-se gravando tutoriais sobre o assunto!

1. E-COMMERCE 

Novos e-commerces nascem todos os dias e muitos de seus donos são empreendedores de primeira viagem, que ainda têm muito o que aprender para começar um negócio do zero. Um guia completo com dicas de plataformas, gestão e logística pode ser uma mão na roda para quem está começando, e um incentivo a mais para mais negócios prosperarem!