Site oficial da ABRACOPEL – Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade




Você já se imaginou sem coisas como: televisão, máquina de lavar, geladeira, micro-ondas, chuveiro quentinho, computador. Vamos ao básico: já imaginou sua vida sem eletricidade? A maioria não pensa nisso, sabe porque? Por que só sentimos sua ausência quando ela falha ou falta e temos que apelar para a ‘boa e antiga’ vela. A “energia elétrica” é um elemento indispensável à quase totalidade dos processos de trabalho e à vida moderna. Mas, esse instrumento fundamental ao progresso, crescimento e conforto, representa também um agente de elevado risco às pessoas, aos profissionais e ao patrimônio. É ele o causador de acidentes graves e, às vezes, fatais, além de grandes danos materiais. 

Dentro deste contexto, os riscos da energia elétrica devem estar permanentemente sob controle por meio do planejamento e implementação de ações preventivas de forma a eliminar os PERIGOS potenciais apresentados nos serviços, nas instalações e no uso da eletricidade. Foi pensando nisso e na ausência de dados sobre os acidentes causados pela eletricidade no Brasil que foi criada uma entidade isenta que tem como objetivo conscientizar a população e os profissionais do setor sobre os riscos da eletricidade.

A ABRACOPEL – Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade nasceu, como nasce a maioria dos grandes empreendimentos e organizações: de uma ideia gerada pela preocupação de profissionais do setor com os inúmeros acidentes que ocorrem devido a pouca importância que se dá aos perigos da eletricidade. 

Assim, em 2 de fevereiro de 2005 esses profissionais se reuniram e fundaram a Abracopel, uma entidade sem nenhuma ligação com qualquer organização do setor, uma isenção necessária para torná-la confiável e merecedora da credibilidade daqueles que conhecem o problema e sabem da importância da prevenção e conscientização da população brasileira no sentido de evitá-lo.

Acesse: https://abracopel.org/