Saiba como recuperar mensagens apagadas no WhatsApp

Recuperar mensagens apagadas no WhasApp com sucesso vai depender de várias circunstâncias. A principal é se configurou ou não o sistema de backup automático que a aplicação pratica por defeito. É nesse sistema que poderá encontrar a mensagem apagada.

Mas importante também é a data em que a mensagem que apagou foi escrita ou apagada. Veja qual é o seu caso e perceba se o seu engano é dos que se pode restaurar.

Saiba como recuperar mensagens apagadas no WhatsApp

RECUPERAR MENSAGENS APAGADAS NO WHATSAPP 

Algumas estão salvas nos ficheiros de backup da aplicação 

O WhasApp faz todos as 24 horas um backup das suas conversas e grava-o localmente no seu telemóvel. Esta é a configuração de backup que a aplicação oferece por defeito a todos os seus utilizadores. Isso quer dizer que a mensagem que apagou pode estar gravada nesse backup. 

Para saber se é o seu caso, basta desinstalar a aplicação e voltar a instalá-la. Neste processo o WhatsApp vai pedir-lhe se quer ou não Restaurar as conversas que tinha na app. Se escolher RESTAURAR, a aplicação vai buscar o ficheiro de backup efectuado nas últimas 24 horas e vai disponibilizá-lo. A mensagem que apagou pode estar lá e assim vai conseguir recuperá-la. Se não estiver, continue a ler. Ainda pode haver solução.

RECUPERAR MENSAGENS APAGADAS NO WHATSAPP 

Restaurar backups menos recentes

Se a sua mensagem não apareceu na reinstalação da aplicação e não a apagou há mais de uma semana, vai ter de ir procurar manualmente onde está o ficheiro de backup que a guarda. Se se lembrar da data em que a apagou o seu trabalho estará facilitado. 

Estes ficheiros costumam estar armazenados na pasta >sdcard ou >WhatsApp. Procure-as nos separadores de >armazenamento interno ou >armazenamento principal. Se tiver uma aplicação de gestão de ficheiros instalada é só utilizá-la para encontrar o que procura.

> WhatsApp> Bancos de dados

Dentro da pasta >sdcard ou >WhatApp procure a pasta >Databases.  É aqui que lhe vão aparecer os ficheiros que a aplicação grava. Cada um é um backup dos últimos dias. O que não tem data no nome é o que foi feito nas últimas 24 horas e é o que é utilizado por defeito quando Reinstala e RESTAURA a aplicação. 

Acrescente um palavra no nome desse ficheiro sem data, para que ao Restaurar a aplicação não o vá buscar, e retire a data do ficheiro que quer que seja utilizado em sua substituição na reinstalação. Veja este exemplo:

  • msgstore.db.crypt12 é o nome do último ficheiro gravado
  • acrescente-lhe uma palavra: hojemsgstore.db.crypt12
  • no ficheiro com data: msgstore-2021-01-17.1.db.crypt12, apague essa data para que fique assim: msgstore.db.crypt12 (nunca mude o número da extensão crypt) 

Agora é só reinstalar a aplicação, tocando no RESTAURAR quando solicitado. Lembre-se que ao fazer isso vai perder as conversas posteriores à data que estava no ficheiro, mas pode recuperá-las no ficheiro hojemsgstore.db.crypt12, como no nosso exemplo. Elas serão recuperadas se lhe retirar a palavra “hoje” e voltar a reinstalar a aplicação.

Configure os seus backups

Se este sistema automático de backup da aplicação não lhe interessa para recuperar mensagens apagadas no Whatsapp, tende adaptá-lo melhor aos seus interesses e à sua utilização pessoal da aplicação. Toque nos três pontinhos verticais dentro da app, entre em >Definições >Conversas > Cópia de Segurança.

Sempre que quiser fazer uma cópia de segurança fora das 2:00 de cada dia, pode tocar em Efectuar Cópia. Vai ficar com um ficheiro no seu telemóvel com todas as conversas que tem na aplicação à hora que fez essa cópia. 

Pode ainda optar por fazer gravação também na nuvem. Basta tocar em >Cópia no Goole Drive se for um utilizador Android ou >Cópia na iCloud se for utilizador de iOS. Esta situação é bastante cómoda para quando tem de mudar de telemóvel. Ao escolher gravar na cloud. Pode escolher qual é a periodicidade com que esse backup é feito: diária, semanal ou mensal. Já sabe, a sua escolha de periodicidade vai ditar se terá mais facilidade em recuperar conversas mais antigas (mensal) ou mais recentes (diária) que tenha apagado por engano.